Como soltar a voz com exercícios e aulas de canto

Sua voz merece um treinamento especial. Você, que ama música e acompanha sites musicais, eventos, espetáculos e shows precisa considerar a ideia de fazer algumas aulas de canto.

O site Descomplicando a Música dá várias dicas de canto para quem é iniciante e está aprendendo as primeiras técnicas vocais. O aprendizado de música se dá de forma progressiva, onde você pratica os exercícios guturais todos os dias para amaciar as cordas vocais e conseguir melhorar a técnica aos poucos.

Entre os principais atributos relevantes para serem estudados em uma aula de canto estão:

A dicção

os treinos de dicção vocal são feitos para melhorar a pronúncia das palavras das músicas. Uma letra de música muitas vezes possui palavras com sons anasalados ou com vogais abertas, e o cantor precisa saber pronunciar bem tudo para que a performance seja boa.

A afinação

Ser afinado é um pré-requisito básico para quem está aprendendo a cantar. Não basta saber cantar no tempo certo da música e ter uma pronúncia das palavras adequada, sem afinação sempre vai ficar feio e desagradável. Muitas pessoas nascem desafinadas e não possuem muito dom para a música, estas terão muito mais dificuldade em acertar a afinação. Mas mesmo quem é afinado de berço precisa praticar para não cometer erros em partes específicas da música.

O compasso

Ter um mínimo de conhecimento sobre compasso musical ajuda a cantar a música no tempo certo. Brincar em um karaoke online pode ajudar nesse aspecto.

A respiração

Pouca gente dá bola para isso, mas a respiração é um dos aspectos mais importantes do canto. Quem quer cantar músicas longas precisa saber respirar adequadamente. Alguns exercícios de resistência vocal são úteis para melhorar sua capacidade cardiorrespiratória, como os exercícios abaixo:

Aquecimentos

Por último, mas não menos importante, estão os aquecimentos que você deve fazer antes de começar a exercitar sua voz. Quando acordamos, você já reparou que ficamos com a voz mais grave (ou mais aguda dependendo do timbre natural de voz da pessoa)? Muitas pessoas se sentem meio rocas também. Antes de tentar cantar músicas difíceis, é muito importante aquecer as cordas vocais devidamente, fazendo vocalizes ou qualquer outro método de aquecimento prévio. O risco que você corre se não aquecer sua voz é de ter alguma lesão nas cordas vocais. O perigo não é somente não conseguir alcançar os agudos mais altos da música, e sim provocar algum tipo de lesão que venha a prejudicar sua voz por um bom tempo (ou até para sempre).

A alimentação

Não esqueça de se alimentar corretamente, comendo frutas (que contêm vitaminas essenciais para a saúde da voz) e, principalmente, tome bastante água! A água serve para hidratar sua voz e mantê-la saudável. Todo cantor precisa se preocupar com isso.